![](https://static.wixstatic.com/media/ce79c7_d9b9b27009ca408b8147b213f2c5b31b~mv2.png/v1/fill/w_700,h_400,al_c,q_85,enc_auto/ce79c7_d9b9b27009ca408b8147b213f2c5b31b~mv2.png)
Hoje comemoramos o dia dos namorados e para iniciar essa data, nada melhor que notícia boa para quem está planejando a celebração com quem ama: amor e compromisso podem tornar o sexo fisicamente mais satisfatório para muitas mulheres.
Não sou eu quem estou afirmando isso, é uma pesquisa. Para chegar a essa conclusão, uma socióloga entrevistou mulheres heterossexuais entre 20 e 68 anos de diferentes origens e contatou que os benefícios de estar apaixonado por um parceiro sexual vão além do aspecto emocional, a maioria das mulheres no estudo disse que o amor tornava o sexo fisicamente mais prazeroso.
A maior satisfação, aparentemente, está associada à liberdade para explorar a sexualidade a dois e mais autoconfiança. Mas se por um lado essa é uma boa notícia para quem está em um relacionamento sério, também abre discussões necessárias sobre a liberdade sexual das mulheres. Quem não está em um relacionamento, essa não precisa ser uma data de lamentações. Apesar das imposições sociais e da mídia, que diz a nós, mulheres, que precisamos estar em um relacionamento para sermos plenamente felizes, isso não é verdade e precisamos desconstruir essa ideia.
O próprio estudo traz essa como uma crítica: se por um lado a mídia parece mostrar que é “ok” manter relações sexuais casuais, por outro, os filmes, as novelas e a televisão continuam a nos oferecer uma versão romantizada do sexo e dos relacionamentos, retratando de maneira negativa mulheres que usufruem da sua liberdade sexual.
Ou seja, o que os dados dessa pesquisa comprovam é que ainda acreditamos no que nos foi ensinado durante gerações: sexo deve acontecer apenas quando estamos em um relacionamento. E apesar de já termos percorrido um longo caminho rumo a equidade quando o assunto é liberdade sexual, ainda estamos no processo de descontruir ideias enraizadas na nossa cultura e, logo, em nós mesmas.
O recado de hoje é: se você está apaixonado, aproveite para curtir a noite a dois e sentir e dar prazer. Se você não está, se permita sentir prazer, independente do que a mídia te diz.
Fonte: Penn State. "Does love make sex better for most women?." ScienceDaily. ScienceDaily, 19 August 2014. .
Comments